COMUNIDADE LUTA PARA SALVAR RIO ASSOREADO


13 de junho de 2009.

Cerca de 600 mudas de árvores nativas foram plantadas, neste sábado, 13, na tentartiva de salvar o Rio das Pedras, um dos maiores do município de Curuçá, no nordeste do Pará. Um grande mobilização da comunidade promete chamar atenção das autoridades. A principal preocupação é o desmatamento das matas ciliares, que está causando assoreamento do rio. A inciativa é do Instituto Rio das Pedras e da Casa da Virada, programa do Instituto Peabiru que atua na região do Salgado.

A mobilização também pretende pressionar a administração municipal a implementar uma lei de proteção da área, criando o Comitê Gestor do Rio das Pedras com representantes da comunidade. “A lei de proteção já existe, mas para que comece a valer é preciso que a prefeitura crie esse comitê junto com os moradores da área”, explica Hermógenes Sá, coordenador do programa Casa da Virada.

Segundo o engenheiro agrônomo Bruno Ribeiro, que é um dos organizadores da mobilização deste sábado, o Rio das Pedras é uma nascente muito importante para o município, onde a água jorra continuamente. O problema é que o sistema de escoamento de água da cidade segue em direção ao rio. “E esse volume de água pode cobrir a nascente e destruí-la”, alerta.

Cerca de 200 pessoas estão envolvidas na ação. Além da plantação das mudas de espécies como o açaí, buriti, andiroba, copaíba, castanha do Pará e outras, a comunidade vai participar de palestras sobre a importância dos recursos hídricos, ministradas por pesquisadores do Museu Emílio Goeldi e apresentação da história do rio, para ressaltar sua beleza no passado e envolver a população na proteção da nascente. “A comunidade precisa estar inserida no processo de revitalização do Rio das Pedras, pois é a principal beneficiada com a sua preservação”, destaca Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário