3 de julho de 2009.
As comunidades de pescadores, catadores de caranguejo e pequenos agricultures que vivem no entorno da Reserva Extrativista Mãe Grande Curuçá, no nordeste do Pará, elegem neste sábado, 04, no município de Curuçá, a primeira equipe de coordenação do Fórum Permanente da Agenda 21 da Resex.
Trata-se da primeira Agenda 21 de uma área de Resex implantada no Pará. Após a escolha dos representantes, sera aprovado o regimento interno do Fórum Permanente. Para formulação da Agenda 21, foram reunidos nos últimos doze meses indicadores socioambientais em pesquisas e encontros temáticos com cerca de 50 comunidades tradicionais que habitam no entorno da Resex. A área tem mais de 37 mil hectares e possui um dos maiores manguezais contínuos do mundo. A iniciativa é do projeto Casa da Virada, do Instituto Peabiru e Petrobrás Ambiental.
O Fórum é responsável por formular e gerenciar o Plano Comunitário de Desenvolvimento Sustentável de Curuçá, a partir das demandas e potencialidades apresentadas pelas comunidades. “Durante esse período de encontros, cada comunidade apresentou suas principais necessidades. Com o Fórum, as pessoas discutem seus próprios problemas e pensam nas soluções”, explica Hermógenes Sá, coordenador do projeto Casa da Virada.
A falta de transporte público é uma das reivindicações das comunidades. Sem locomoção, as famílias acabam isoladas, sem acesso a escola, posto de saúde e outros serviços. Além de transporte, saúde, trabalho e renda, educação, lixo e segurança pública são algumas das áreas de interesse das comunidades inseridas no Fórum.
A Agenda 21 é um instrumento de planejamento sócio-ambiental criado na Conferência Eco-92, no Rio de Janeiro, em 1992. Este tipo de documento contribui para uma reflexão global e local dos problemas das populações e da relação entre desenvolvimento e meio ambiente. Reúne governos, empresas, organizações não-governamentais, associações e comunidades na busca de soluções sustentáveis para os problemas socioambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário